IFMA - CAMPUS IMPERATRIZ

Imperatriz > Cursos Técnicos > Meio Ambiente

Imprimir PDF

Noturno / Subsequente

O Maranhão possui uma importante rede hidrográfica, com, pelo menos, dez bacias perenes: Gurupi, Turiaçu, Maracaçumé-Tromaí, Uru-Pericumã-Aurá, Mearim, Itapecuru, Tocantins, Parnaíba, Munim. Cinco são as vertentes hidrográficas principais do estado: Chapada das Mangabeiras, Chapada do Azeitão, Serra das Crueiras, Serra do Gurupi e Serra do Tiracambu.

Imperatriz, considerada a capital regional da Mesorregião Sudoeste do Maranhão, é banhada pelo rio Tocantins e pelos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa, Capivara, Barra Grande, Cinzeiro, Angical, Grotão do Basílio e Saranzal. Esse potencial hidrográfico, em especial o rio Tocantis confere à cidade e sua região um destaque na produção de energia. Evidenciado com a grande quantidade de usinas hidrelétricas construídas e em vias de construção como a UHE de Estreito e UHE de Serra Quebrada.

Por outro lado, seguindo as políticas de desenvolvimento do país e sua desconcentração industrial, acompanhamos um quadro de crescimento urbano e industrial em franco desenvolvimento no Centro-Norte do país, inclusive no estado do Maranhão e em especial na sua Mesorregião Sudoeste. O desafio é conciliar crescimento econômico e preservação ambiental. A causa principal da poluição e degradação ambiental no Estado do Maranhão está associada à forma insustentável do uso de seus recursos naturais, aliada às questões estruturais, como falta de uma política ambiental, as limitações dos órgãos ambientais, a baixa eficiência tecnológica, a falta de informações e de capacitação técnica e a ineficiente fiscalização, além da reduzida consciência e valorização ambiental.

Os problemas ambientais decorrentes das atividades urbanas, rurais e industriais são caracterizados pelos desequilíbrios da exploração excessiva dos recursos naturais, desmatamentos, uso predatório dos ambientes aquáticos e quebra de cadeias alimentares típicas dos ecossistemas naturais. Há ainda problemas específicos derivados do emprego de tecnologias produtivas, do uso inconveniente de matéria e energia nos processos industriais e nas comunidades urbanas, gerando poluição do ar, água e solo.

Para responder à demanda na área, o IFMA – Imperatriz oferece o Curso Técnico Em Meio Ambiente. Este profissional cumpre atividades de preservação do meio ambiente, controle e prevenção da poluição ambiental, seja em empresas públicas ou privadas, além de atuar como profissional autônomo, visando sempre desenvolver tecnologias sustentáveis.

A organização curricular do curso está articulada em três etapas didáticas, consecutivas, distribuídas em 03 (três) períodos letivos, com carga horária de 900 horas, acrescida de 360 horas destinadas ao desenvolvimento de Estágio Supervisionado. Visualizar estrutura curricular

Eventos em Imperatriz

* Concordo em receber e-mails.